Regulamento
Alunos controversos18:16

REGULAMENTO DO
III PRÊMIO CONTROVERSAS UFF DE JORNALISMO



1.    Do objetivo do prêmio

O Prêmio Controversas UFF tem por objetivo estimular a produção jornalística dos alunos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo. Os vencedores serão premiados em cerimônia realizada na 9ª edição do Controversas, em 21 de outubro de 2014.

2.    Das Categorias e do tema

O concurso será composto por seis categorias; o tema é livre.
- Reportagem para veículo impresso (participação individual ou em dupla)
- Reportagem para veículo on-line (participação individual ou em dupla)
- Fotojornalismo (participação individual)
- Reportagem para telejornal (participação individual, em dupla ou em grupos de até seis alunos)
- Reportagem para rádio (participação individual, em dupla ou em grupos de até seis alunos)
- Produção Gráfica em Jornalismo (participação individual ou em dupla)

3.    Das condições de participação

Qualquer aluno regularmente inscrito no curso de Comunicação Social da UFF, habilitação Jornalismo, pode participar do concurso. Os alunos de Publicidade poderão se inscrever nas categorias Produção Gráfica e Fotojornalismo, desde que o trabalho inscrito tenha caráter jornalístico.


4.    Da formatação dos trabalhos

4.1 Reportagem para veículo impresso – Os textos deverão ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. A matéria poderá ter uma ou mais retrancas. O tamanho deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaços. A reportagem deve ser anexada em formato Word.

4.2 Reportagem para veículo on-line – O conteúdo deverá estar disponível em link, o formato é livre.

4.3 Reportagem para telejornal – O conteúdo deverá estar disponível em link e ter no máximo de 8 minutos de duração.

4.4 Reportagem para rádio – O conteúdo deverá estar disponível em link ter no máximo 5 minutos de duração.

4.5 Fotojornalismo – Serão aceitas fotos únicas ou sequências de até 5 fotos, em formato JPEG, resolução mínima de 1500 X 2100 com 200 dpi. Os trabalhos devem vir acompanhados de fotolegenda de até 5 linhas.  

4.6 Produção Gráfica em Jornalismo – Enquadram-se na categoria infográficos, projetos gráficos e diagramação de conteúdo jornalístico, em formato impresso ou on-line.


5.    Da inscrição

Os interessados em participar da seleção deverão enviar o conteúdo e/ou os links correspondentes (conforme descrito no item 4 deste regulamento) para o endereço premiocontroversas@gmail.com. Os inscritos receberão uma resposta por e-mail confirmando o recebimento da reportagem ou informando eventuais falhas no envio.

Serão aceitos trabalhos individuais ou em dupla, produzidos especialmente para a premiação ou como objeto de avaliação em disciplinas do curso, realizados após o fim do período de inscrições do último prêmio Controversas (11/11/2013).As categorias reportagem para rádio e reportagem para telejornal aceitarão trabalhos realizados por grupos de até 6 alunos. A categoria Fotojornalismo receberá apenas trabalhos individuais.   

Os trabalhos poderão ter sido publicados em veículos universitários, como “Cadernos de Reportagem” e “O Casarão”, entre outros, mas não em veículos comerciais. Não há problema que o trabalho não tenha sido veiculado. Na categoria Reportagem para veículo on-line serão aceitos trabalhos cujos hiperlinks conduzam a sites comerciais, embora esses conteúdos não se constituam objeto da avaliação.

No corpo da mensagem de inscrição, o aluno deverá, obrigatoriamente, incluir as seguintes informações: 1) nome completo, 2) período, 3) matrícula e 4) título do trabalho. No assunto deverá constar a categoria do trabalho.

O aluno deverá inscrever no máximo uma matéria por categoria; uma segunda inscrição será aceita em caso de trabalho produzido em dupla ou grupo.

O período de inscrição vai de 1º outubro a 10 de outubro de 2014.

É vedada a participação de membros da comissão organizadora do 9º Controversas.

Ao realizarem a inscrição e receberem a validação de sua participação no Prêmio, os participantes manifestam sua total concordância com este Regulamento.


6.    Da seleção

Os trabalhos serão selecionados por uma banca constituída por professores Jornalismo do curso de Comunicação Social e profissionais de mercado convidados. Cada categoria terá uma banca diferente e cada uma delas será formada de três componentes, sendo pelo menos um professor da UFF da área de referência.

Serão desclassificados os trabalhos que contenham informações que não correspondam à realidade, que sejam fruto de plágio ou que tragam conteúdo que possa levar à materialização de preconceitos. Também serão desclassificados trabalhos  em desconformidade com o item 5 do regulamento.

Em todas as reportagens inscritas, a comissão de avaliação levará em consideração os seguintes itens: originalidade e relevância do tema; qualidade da apuração; diversidade e relevância das fontes consultadas; qualidade do texto; as demais condições de participação estabelecidas.

Nas reportagens para rádio, será considerada ainda a qualidade e variedade de áudios utilizados. Nas reportagens de tevê, qualidade da estrutura narrativa e formal. Na categoria web, será valorizado o uso dos recursos específicos para esta mídia, tais como o uso de recursos multimídia, interatividade, hipertextualidade e memória.

Em fotografia, serão avaliados originalidade e relevância da pauta e qualidade técnica e artística da imagem, associados ao seu valor jornalístico e à pertinência da legenda.

Na produção de infográficos, na categoria Produção Gráfica, serão valorizadas a originalidade e a qualidade técnica e artística do gráfico, associadas ao seu valor jornalístico e informacional. Nos projetos gráficos e na diagramação de conteúdo jornalístico, também serão valorizadas a originalidade e a qualidade técnica e artística do layout, além da coerência com o conteúdo jornalístico.

7.    Da Comissão Organizadora

A promoção do Prêmio está sob a responsabilidade da Comissão Organizadora desta edição do Controversas, formada pela professora Larissa de Morais Ribeiro Mendes (coordenadora) e pelas alunas bolsistas da Proaes Juliana Pimenta e Raphaela Ayres, com o auxílio de professores do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo.


8.    Da premiação

Nesta edição, o indivíduo ou grupo que ficar como primeiro colocado de cada categoria receberá com um certificado emitido pelo Departamento de Comunicação Social e um prêmio surpresa, de valor simbólico, oferecido pela comissão organizadora, graça ao apoio da FEC, Proaes, Prograd  e Eduff ao Controversas.

           
9.     Das dúvidas e casos omissos

Eventuais dúvidas em relação ao Prêmio deverão ser enviadas ao endereço premicontroversas@gmail.com. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.