Convidados
Alunos controversos18:13

Perfis

MESA 1: OS EFEITOS DA INTEGRAÇÃO IMPRESSO-ONLINE NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA (16h às 18h)

Lucas Calil
Trabalhou como repórter das editorias de Esporte e Tecnologia do Jornal Extra de 2011 a 2013 e como repórter da editoria de Esporte do jornal O Dia entre fevereiro e julho de 2014. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UFF), Mestre em Estudos de Linguagem (UFF) e doutorando em Estudos de Linguagem (UFF), sob orientação da Profª Drª Renata Mancini. Trabalha atualmente como pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV). Em 2013, venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo (categoria Reportagem Regional/Esporte) pela série "ReLegado do Pan", publicada no jornal Extra.


- Rafaela Barros
Repórter de Economia no Jornal Extra, na editoria Ganhe Mais, desde outubro de 2012. Trabalhou como repórter trainee na editoria Rio, no jornal O Globo entre fevereiro e setembro de 2012. Antes, em 2011, foi estagiária na Infoglobo, passando por várias editorias, no Globo, Extra e Expresso. Formou-se em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal Fluminense em dezembro de 2011.


 - Sérgio Maggi
Atualmente editor de Mídias Sociais do jornal O Globo, Sérgio Maggi trabalha com jornalismo on-line desde 1997. Nesse período acompanhou a transformação extremamente rápida da internet e seu impacto dentro das redações de jornais. Participou da integração das redações on-line e impressa do Globo, processo que ainda continua.


- Vinícius Lisboa
Vinícius Lisboa se formou na UFF em 2010 e foi repórter na editoria Rio, de O Globo, e no caderno Sessão Extra, do jornal Extra. Há dois anos, é jornalista da Empresa Brasil de Comunicação, onde trabalha na sucursal da Agência Brasil no Rio de Janeiro. É aluno de mestrado do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF.


MESA 2: O MERCADO DE JORNALISMO DIGITAL (19h às 21h30)

-  Aydano André Motta (“Jornalismo para tablet, o que muda?”)
Nascido em Niterói, ex-aluno da UFF, Aydano André Motta atuou em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como o Jornal do Brasil, Veja e Istoé e O Dia. No Globo, onde trabalha atualmente, ingressou em 1992, e já exerceu diversas funções. Atualmente, é editor do Globo a Mais, a revista digital do Globo. Pesquisador da história e do cotidiano das escolas de samba, é coordenador da coleção Cadernos de Samba (Verso Brasil Editora), na qual escreveu os livros "Maravilhosa e Soberana - Histórias da Beija-Flor" e "Onze Mulheres Incríveis do Carnaval Carioca", sobre porta-bandeiras. É autor do roteiro do documentário "Mulatas! Um tufão nos quadris" (2010). Por quatro anos, foi comentarista dos canais Sportv e do PFC.


João Vitor Rodrigues ("Planejamento e análise de mídias sociais")
É mestre em Comunicação Social (PUC-Rio), especialista em administração de empresas pela FGV e graduado em Relações Públicas pela UERJ. Atua hoje como Especialista de Métricas Digitais na FSB Digital. Tem quase dez anos de experiência em Comunicação e Marketing, destacando-se, nos últimos quatro anos, em planejamento em mídias sociais, métricas e monitoramento de redes sociais. É cofundador da Casbah (www.casbah.com.br) e Consultor de Planejamento Estratégico de Marketing. Também atua como Coordenador do MBA de Marketing Digital do INFNET e como professor de cursos de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Sociais.


Custódio Coimbra (“A produção multiplataforma”)
A fotografia é seu ofício desde o início dos anos 1970. Fotógrafo de imprensa, Custodio Coimbra passou pelos principais jornais do Rio e há 25 anos trabalha no jornal O Globo. Nascido no Rio de Janeiro é hoje um artista requisitado entre colecionadores do mercado de fotografia de arte. Além de fotos divulgadas em jornais e revistas mundo afora, tem seu trabalho publicado em dezenas de livros. Participou de mostras coletivas e realizou cinco individuais, no Brasil e no exterior. Artista premiado, tem sua obra identificada com a história e a paisagem do Rio de Janeiro. 


Gabriel Fricke ("A cobertura jornalística para veículo on-line")
Repórter do GloboEsporte.com, Gabriel Fricke trabalha na editoria de Esportes Olímpicos e está há quase quatro anos no site. Fã de boxe e esportes radicais, já cobriu os Jogos Sul-Americanos em Santiago, no Chile, e fez a cobertura especial de Oscar Schmidt no Hall da Fama do basquete, além da superluta do atleta mais bem pago do mundo, Floyd Mayweather, contra o mexicano Canelo Alvarez, nos EUA. Em 2012, esteve nas Olimpíadas de Londres pela instituição francesa de jornalismo, CFPJ. Em 2011, se formou pela UFF.


 - Marcos de Vasconcellos (“O funcionamento das redações on-line: cliques x conteúdo”)

É chefe de redação do site Consultor Jurídico (Conjur) desde setembro de 2012, onde já foi repórter e editor. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo, onde entrou como trainee e atuou nos cadernos "Poder", "Carreiras & Empregos" e "Negócios". Formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense em 2009, fez estágio em diferentes veículos, como o jornal Folha Dirigida, a revista Brasil Energia e o site educativo EmDiálogo. Em 2008, participou de um programa do governo dos EUA no qual cobriu in loco a eleição de Barack Obama como presidente.