O Evento
Alunos controversos11:14

História

O Controversas é um evento organizado semestralmente pelo setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF. Atualmente, o seminário é um projeto de extensão da universidade.   O nome é uma brincadeira com as palavras “conversas” e “controvérsias”.

Aberto a alunos e professores da Universidade e a visitantes externos, tem o objetivo principal de aproximar os alunos de Jornalismo da realidade do mercado da profissão e fomentar discussões sobre a área. A atividade contribui também para fortalecer a imagem do nosso curso dentro e fora da universidade.

Neste ano, o tema do evento será Controversas Digital e acontecerá no dia 21 de outubro no  Auditório do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF (sala InterArtes), das 16h às 21h30.


A primeira edição, de 9 a 11 de novembro de 2010, teve como tema “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição” e aconteceu no auditório Macunaíma, na Faculdade de Letras. Entre os convidados, Chico Otávio, repórter especial do jornal O Globo; José Luiz Alcântara, diretor da sucursal do Estadão; Paulo Cesar Vasconcelos, repórter da Rede Globo; e Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas (via teleconferência).

A segunda edição ganhou o título Controversas Travessias Fotográficas. Além de trazer para o IACS os ex-alunos Marcelo Carnaval (O Globo) e Renata Xavier (independente), exibiu trabalhos fotográficos de oito alunos. O evento aconteceu em 16 de junho de 2011.

O III Controversas, em 19 e 20 de outubro de 2011, teve como tema “A reportagem de Cidade e de Ciência, duas faces do trabalho jornalístico” e recebeu convidados como Fábio Gusmão, editor de Cidade do Extra; Solange Duart, redatora da secretaria de redação do Globo; Alicia Ivanissevich, editora de Ciência da Ciência Hoje; Carol Barcelos, repórter da Rede Globo e ex-aluna, entre outros. Nessa edição, tivemos o apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC), vinculada à UFF. O evento aconteceu na Faculdade de Economia da UFF.

“Caminhos no Jornalismo Cultural” foi o tema da edição realizada em 18 de junho de 2012, no IACS. Entre os convidados, os ex-alunos Cláudia Lamego, da Fundação Roberto Marinho; Vivi Fernandes de Lima, da revista de História da Biblioteca Nacional; Flávia Midori, da Reader´s Digest Brasil, e o roteirista e humorista Ulisses Mattos.

Controversas Grande Reportagem foi realizado de 4 a 6 de março de 2013 no Auditório Macunaíma, na Letras. Das mesas, destacaram-se as de tema “A reportagem investigativa”, “Jornalismo e Literatura” e “A cobertura de grandes eventos”. Entre os convidados Geneton Morais Neto, repórter da Globonews; Allan Gripp, secretário de redação da Folha de S. Paulo; Elvira Lobato, ex-repórter da Folha de S. Paulo; Francisco Regueira, repórter do Fantástico; e Isabel Clemente, editora da Época. A edição contou ainda com o I Prêmio Controversas.

Controversas Audiovisuais aconteceu em 16 de julho de 2013 e recebeu os ex-alunos Che Oliveira, repórter especial da Band Rio; Claufe Rodrigues, editor e repórter da Globonews; Flávia Lobo Antunes, repórter da MultiRio; e Roberto Petti, gerente da GNT. Na mesa de abertura, alunos da UFF apresentaram produções audiovisuais do curso de Jornalismo. O evento aconteceu na sala Paulo Freire, Faculdade de Educação.

A sétima edição do evento foi Controversas Mídias Alternativas que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, pela primeira vez no Auditório do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF.  Recebeu convidados como Nelson Vasconcellos, editor-executivo de O Dia; Raquel Júnia, repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Marina Amaral, coordenadora da Agência Pública; Carlos Juliano Barros, jornalista da ONG Repórter Brasil e a dupla do Catarse, Rodrigo Maia e Felipe Caruso, entre outros. O II Prêmio Controversas foi realizado, dessa vez com categorias para diferentes veículos.

"50 anos do golpe: o jornalismo durante a ditadura e a copa das manifestações" foi o tema da oitava edição do Controversas. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2014 na sala InterArtes, no Iacs. Alguns dos convidados foram Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog; Afonsinho, ex-jogador e colunista da Carta Capital; Teixeira Heizer, jornalista e participante da cobertura do tri; Chico Otávio, repórter especial de O Globo; Argemiro Ferreira, jornalista e ex-integrante do jornal Opinião; Milton Coelho da Graça, jornalista e ex-integrante do jornal Clandestino, entre outros.

O seminário tem trazido outro ganho importante para ao curso, que é proporcionar o engajamento dos alunos em atividades práticas relacionadas a diferentes disciplinas, tais como Redação de Hipertexto, Telejornalismo, Radiojornalismo, Assessoria de Imprensa, Fotojornalismo, Teorias e Técnicas de Reportagem e Oficina de Reportagem. Além disso, os alunos realizam a produção do evento, abastecem o blog com entrevistas dos convidados e cobertura do seminário e também são responsáveis pela divulgação do mesmo nas redes sociais. A Unitevê, da UFF, e a webrádio Nas Ondas do IACS tem feito a cobertura dos eventos.  

Parte significativa dos professores do curso tem se engajado no evento, não só pautando atividades, mas também convidando palestrantes, mediando mesas e contribuindo na organização. A coordenação é da professora Larissa Morais, com o apoio do professor Ildo Nascimento, que cuida da programação visual do evento desde a primeira edição. O evento também tem apoio da Prograd, Proaes, FEC e Eduff.